Se você é engajado no meio artístico, muito provavelmente já ouviu falar em arte sacra. Mas você sabe o que ela realmente significa? Existe diferença entre arte sacra e arte religiosa? Neste artigo nós sanaremos essas e outras dúvidas sobre essa vertente tão presente não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Pra começar precisamos nos situar de que a arte sacra e a religiosa são coisas distintas.
O universo religioso possui uma enorme variedade de categorias artísticas que o representam. As obras estão presentes na arquitetura de templos e igrejas, em esculturas, pinturas, vitrais e aí por em diante.
No catolicismo, por exemplo, as imagens religiosas muitas vezes possuem um papel pedagógico, retratando passagens e figuras bíblicas com a função de despertar a religiosidade em seus fieis, contando histórias por meio de imagens.
Para que possamos entender ainda melhor a função dessas imagens, na idade média a maioria da população era analfabeta, portanto as representações artísticas religiosas serviram de grande auxílio para que essas pessoas estivessem inseridas nas tradições bíblicas.
A arte sacra pode ser considerada uma das vertentes da arte religiosa. Ela é produzida para fazer parte de cultos e rituais religiosos como ornamento. Esses itens vão possuir funções dentro de um culto divino, que vai além do racional.
Ou seja, a arte sacra sempre vai ser religiosa, mas a arte religiosa nem sempre será sacra.
Vale lembrar também que apesar de estarmos usando exemplos ligados a religiões ocidentais para ilustrar, a arte religiosa e a sacra podem estar ligadas a qualquer religião, sendo assim, essas manifestações artísticas podem possuir inúmeros estilos que vão variar de acordo com a época em que foi produzida e a cultura a qual está inserida.
Grandes Artistas do Meio
Aleijadinho
Aqui no Brasil, um dos maiores nomes quando o assunto é arte religiosa, é Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.
Aleijadinho foi o escultor, entalhador e arquiteto mais importante do Brasil colonial, que viveu de 1730 a 1814 em Vila Rica (atual Ouro Preto). Uma de suas obras mais conhecidas foi a arquitetura da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto.
Mestre Ataíde
O pintor brasileiro Manuel da Costa Ataíde viveu entre os anos 1762 e 1830 em Mariana – Minas Gerais e foi um dos principais artistas do movimento Barroco-Rococó.
Seus métodos de composição inspiram, até hoje, trabalhos de perspectiva em tetos de igrejas.
Giotto di Bondone
O italiano Giotto, nascido em Vicchio, na região toscana da italia, viveu de 1267 a 1337. Ele é considerado um dos introdutores da perspectiva na pintura da época.
Giotto retratava principalmente a imagem de santos e divindades em suas telas. As pituras na capela degli Scrovegni em Pádua é considerada sua maior obra.
Michelangelo
Apesar de não se dedicar exclusivamente à arte religiosa, o pintor, escultor e arquiteto Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475 – 1564) é autor de obras extremamente consagradas que retratam figuras bíblicas.
Uma das obras mais enaltecidas do italiano é a Pietà, escultura que representa Jesus morto nos braços de sua mãe.
El Greco
Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco (ou O Grego), nasceu na Ilha de Creta, na Grécia e viveu até os 72 anos.
O pintor, escultor e arquiteto desenvolveu grande parte de sua arte na Espanha criando obras para catedrais e pinturas representando santos.
Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre Arte Sacra e Religiosa. Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima.