A Arte Xerox, também conhecida como arte de cópia ou xerografia, é uma expressão artística que surgiu nos anos 60.
As impressões são criadas através de fotocopiadoras, posicionando objetos no cilindro da máquina e iniciando a xerox para produzir a imagem.
Assim, o formato, volume, posição e até mesmo o movimento do objeto poderão interferir no resultado da obra.
Técnicas da Arte Xerox
Algumas das técnicas mais comuns da Arte Xerox são:
Direct Imaging – Consiste na cópia simples do item posicionado no cilindro.
Still Life Collage – É uma variação da imagem direta com itens colocados no cilindro em um formato de colagem, focando principalmente no que está em primeiro plano.
Sobreimpressão – Constrói camadas, uma sobre a anterior, conforme é feita a impressão mais de uma vez em uma mesma folha.
Copiar Overlay – Para esta técnica, trabalha-se interferindo nos mecanismos de separação de cores de uma copiadora colorida.
Colorir – Consiste em variar a densidade, bem como a matiz da cor, o equilíbrio e a exposição.
Degeneração – É a degradação da imagem através de várias cópias seguidas.
Copiar Motion – É a criação de efeitos movendo o item sobre o cilindro conforme acontece a digitalização.
Como surgiu a Arte Xerox?
A Arte Xerox surgiu logo após o lançamento das primeiras copiadoras da Xerox. Nos anos 60, as lojas de cópias começaram a se espalhar por São Francisco enquanto muitos artistas inovavam em suas obras de vanguarda.
O acesso às copiadoras permitiu a criação de uma arte acessível, de imagens únicas. Assim, os artistas passam a poder compartilhar seus trabalhos com maior liberdade.
Como resultado, livros, revistas e quadrinhos começaram a serem feitos nas copiadoras, sem censura e com pouco dinheiro.
Artistas da Arte Xerox
Os primeiros artistas reconhecidos pela Arte Xerox são Charles Arnold Jr. e Wallace Berman, de São Francisco.
Charles Arnold Jr. fez as primeiras fotocópias com intenções artísticas em 1961. Berman ficou conhecido como “pai da montagem”, influenciado pelo seu círculo de San Francisco Beat e pelo Surrealismo.
Sonia Landy Sherian também foi uma das pioneiras. Ela ministrou o primeiro curso de uso de copiadoras no Art Institute of Chicago em 1970.
Em 1991, o cineasta Chel White produziu uma animação de 4 minutos chamada “Coreografia para Máquina de Cópia (Fotocópia Cha Cha)”. Para criar, White usou somente imagens de fotocópia, gerando imagens sequenciais de partes do corpo.
Como resultado, a animação foi premiada como Melhor Curta-Metragem de Animação no Festival de cinema da Ann Arbor.
O brasileiro Paulo Bruscky também se dedicou à Arte Xerox. Neste outro artigo, contamos um pouco de sua tragetória.
Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.
Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.