Eduardo Kobra e seus grafites gigantes

Eduardo Kobra e seus grafites gigantes


O grafiteiro Eduardo Kobra nasceu em 1976, na periferia de São Paulo. Ainda criança, era conhecido por pintar os muros da escola (o que lhe rendeu diversas advertências). Posteriormente iniciou como muitos, pichando muros, que inclusive o fez ser detido três vezes, acusado de crime ambiental por conta dos sprays que utilizava.

Eventualmente, nos anos 90, Kobra começou a trabalhar no parque Playcenter, fazendo cartazes, criando imagens decorativas para eventos e pinturas nas atrações do parque.

Assim seu trabalho começou a ganhar visibilidade chamando a atenção de outras empresas, bem como agências de publicidade.

O primeiro destaque na mídia

Em 2007 Eduardo Kobra teve seu primeiro destaque na mídia por conta do projeto Muro das Memórias. Nele, Kobra mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas em tons de sépia ou em preto e branco.

Assim, esse projeto acabou se tornando um marco na carreira do artista, abrindo portas para o sucesso que viria.

Reconhecimento mundial

Conforme ganhava visibilidade, Kobra se tornou um grande pesquisador de imagens históricas, as retratando em muros gigantes. O objetivo é resgatar a importância de lugares e fortalecer a sensação de pertencimento de seus habitantes.

Eventualmente, os projetos do artista passaram a crescer e ganhar tridimensionalidade. Eduardo Kobra criou murais para a Avenida Paulista em São Paulo, além de expor em festivais ao redor do mundo. As obras retratavam pautas ecológicas, sociais e históricas.

O maior mural grafitado do mundo

Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Kobra detém o recorde de maior mural grafitado do mundo. Ele alcançou o primeiro recorde com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil m².

Porém, em 2017 ele mesmo superou a marca com uma obra em homenagem ao chocolate. O grafite ocupa um paredão de 5.742 m² na Rodovia Castello Branco, em São Paulo.

Atualmente, Eduardo Kobra possui murais pintados em diversos países do mundo. França, EUA, Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra e Japão, por exemplo, estão entre alguns dos países.


Se você se interessa pelo mundo das artes e das antiguidades, iniciamos uma nova fase em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.

Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.

Clique em nosso botão do WhatsApp.

Precisa de ajuda?