Lorenzato – Um mineiro-italiano modernista

Lorenzato – Um mineiro-italiano modernista


Amadeo Luciano Lorenzato, conhecido como Lorenzato, foi um grande nome da pintura modernista no Brasil.

Filho de imigrantes italianos, ele nasceu em 1900, em Belo Horizonte, onde começou a trabalhar como ajudante de pintor aos 10 anos.

Em 1920, se mudou para a Itália com a família, onde trabalhou como pintor de paredes na reconstrução de Arsiero.

Ainda na década de 1920, Lorenzato já estava ligado à Real Academia de Arte em Vicenza. Eventualmente, conheceu o pintor e caricaturista holandês Cornelius Keesman. O artista foi uma grande influência para Lorenzato, com quem viajou de bicicleta pelo Leste Europeu pintando paisagens.

Durante a viagem, os artistas viveram da venda de pequenos guaches, aquarelas e de cartões impressos com a foto dos dois ao lado de suas bicicletas.

Nesse meio tempo, Lorenzato conheceu o pintor italiano Gino Severini. Com ele ampliou seus conhecimentos sobre o impressionismo e o renascentismo italiano.

O ponto de virada para a carreira de Lorenzato

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, Lorenzato retorna ao Brasil, onde sofre um acidente que força sua aposentadoria. A partir desse momento, o artista passa a se dedicar inteiramente à pintura.

A obra de Lorenzato

As produções de Lorenzato dispensam detalhes e se concentram nas linhas e cores essenciais, assim como pintores próximos ao primitivismo.

O artista começa a utilizar um pente de metal, muito comum na pintura de paredes, para fundir camadas de tinta na tela. O resultado são linhas tortuosas e leves cavidades em suas obras.

Suas telas costumam retratar cenas cotidianas, paisagens, naturezas-mortas, bem como retratos. Além disso, utiliza materiais diversos para compor suas obras como, por exemplo, arames, madeira e papelão.

Esculturas

Apesar de ter sua carreira marcada pela pintura, Lorenzato também produziu esculturas trabalhando com argila e cimento.

Na escultura o artista trabalha formas básicas e linhas essenciais, embora imprima intensidade e força de expressão.

Para os críticos, a obra de Lorenzato é, sobretudo, uma criação espontânea, onde elementos se fundem naturalmente.

Ao longo dos anos, suas criações foram exibidas em inúmeras mostras no Brasil e no mundo.


Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.

Se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.

Entre em contato conosco através do botão do WhatsApp!
Precisa de ajuda?