Muito presente, hoje em dia, na home decor como um objeto decorativo e funcional, os potiches são mais do que adornos para um ambiente, eles carregam história.
Este charmoso item, comumente utilizado para guardar objetos de valor, possui um formato que se assemelha ao de um vaso, porém com uma tampa.
Desde que aprendemos a moldar o barro para criar ferramentas de coleta e armazenamento, usamos os potiches.
Já no início das grandes civilizações, estes itens eram comuns no Egito Antigo, na Grécia e na Roma, com as mais diversas funções, sendo até mesmo usados em processos de mumificação na antiguidade.
Com o passar dos anos, este tipo de item foi evoluindo, ganhando formas mais sofisticadas e materiais mais finos.
As maneiras de se trabalhar a cerâmica foram evoluindo até que surgiram os primeiros potiches em porcelana, o material mais comum em sua fabricação até hoje.
Porcelana
A porcelana é resultado de uma mistura de argila, quartzo, caulim e feldspato. Ela se distingue da cerâmica por ser esbranquiçada, translúcida e ter um aspecto mais liso e fino.
Estima-se que a porcelana tenha surgido na China entre os anos 581 e 618 e, tenha sido aprimorada ao longo dos anos até que os portugueses, em uma de suas expedições, levaram o material para a Europa, o que popularizou de vez a porcelana.
Os potiches mais clássicos levam pinturas trabalhadas com características típicas do seu local de origem. Podem possuir detalhes trabalhados em ouro e outros materiais valiosos que adicionam detalhes únicos a cada peça.
Hoje em dia, podemos encontrar facilmente potiches modernos e em materiais diversos, mas certamente são os modelos mais clássicos e até mesmo raros que chamam atenção de colecionadores e amantes da história e da arte.
Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre “Potiches – Arte e história”. Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Já conhece nossa página no Instagram? Basta clicar aqui.
Até a próxima.