Arcangelo Ianelli e sua jornada pela arte

Arcangelo Ianelli e sua jornada pela arte


O pintor, escultor, ilustrador e desenhista Arcangelo Ianelli nasceu em São Paulo em 1922 e iniciou no desenho como autodidata. Posteriormente ele estudou na Associação Paulista de Belas Artes e também recebeu orientações da pintora Colette Pujol.

Nesse meio tempo, o artista também frequentou o atelier de Waldemar da Costa onde conheceu outros artistas como Lothar Charoux, Hermelindo Fiaminghi e Maria Leontina, por exemplo.

Posteriormente, na década de 50, ele se juntou ao Grupo Guanabara ao lado de grandes nomes como Manabu Mabe, Yoshiya Takaoka, Jorge Mori e Tomoo Handa.

Sua carreira foi marcada por uma ascensão, explorando diversos estilos de pintura, passando até mesmo pela escultura, através de um estilo ímpar.

1940 – 1950: Figurativismo

A princípio, ele pintava cenas do dia a dia, paisagens urbanas, marinhas, fazendo o uso de cores mais sóbrias, utilizando linhas que formavam imagens figurativas.

1960: Transição

Posteriormente, na década de 60, as suas obras passam a ter estruturas mais simples, cada vez mais próximas da abstração.

1970: Abstração Geométrica

Nesta fase, o artista passa a romper com as texturas e o grafismo, tendo como resultado uma “Abstração Geométrica”.

A simplicidade de quadrados e retângulos monocromáticos acabam se tornando sua marca registrada.

Nesse meio tempo o artista também começa a produzir esculturas em mármore e madeira.

É nessa década que a identidade de seu trabalho ganha força e grande reconhecimento.

1980 – 2000: Vibrações Cromáticas

Finalmente, ele surpreende novamente ao retirar de sua obra a fronteira das linhas, criando as chamadas “Vibrações Cromáticas”. Nesta fase as cores ganham total protagonismo e pulsam como fonte de energia e luz.

Ianelli nos deixa um legado radiante, que soma emoção à razão gerando uma linguagem única, sem receitas teóricas e sem regras rígidas.

Hoje suas obras podem ser contempladas em museus no Japão, México, Itália, Canadá, além da América Latina.

Esse foi o post dessa semana e se você se interessa por Venda de Artes e Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Além disso, temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.
Precisa de ajuda?