A pintora, gravadora e escultora Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão em 1913 e mudou-se para o Brasil em 1936. Mal sabia ela que posteriormente viria a se tornar uma das mais importantes representantes do abstracionismo.
Ohtake se interessou desde cedo pela pintura. Ainda criança, seu primeiro contato com a arte foi através da caligrafia e, logo depois, surgiu o interesse pelo desenho.
Porém, foi somente na década de 50, após anos morando no Brasil, que Tomie decidiu se dedicar de fato à arte.
O início de uma jornada artística
O professor de arte e pintor Keisuke Sugano havia chegado recentemente do Japão quando conheceu Tomie Ohtake. Foi com o auxílio dele que a artista produziu seus primeiros quadros.
A princípio, as obras de Tomie Ohtake eram simples pinturas figurativas. Posteriormente, passou a produzir algumas paisagens com inclinação para o fauvismo e outras para o cubismo.
Pouco tempo depois, Tomie se juntou ao Grupo Seibi ao lado de grandes artistas como, por exemplo, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, Flavio-Shiró, entre outros.
O Abstracionismo
Apesar de ter se inserido no mundo da arte representando obras figurativas, não demorou muito para que Tomie Ohtake se identificasse com o abstracionismo.
Sua singularidade fez com que a artista desenvolvesse sua própria identidade dentro do estilo. Nos anos 70, passou a trabalhar com a serigrafia, a litogravura e a gravura em metal.
Posteriormente, nos anos 80, suas obras foram marcadas por cores mais intensas e contrastes. A maestria da artista com o uso das cores lhe rendeu grande respeito e reconhecimento no meio artístico.
A obra de Tomie Ohtake se destaca pela pintura, bem como a gravura e a escultura. Dentre suas principais obras estão painéis e esculturas realizadas para espaços públicos como metrôs, museus e calçadões, encontrados no mundo inteiro.
Instituto Tomie Ohtake
Em 2000 foi fundado em São Paulo o Instituto Tomie Ohtake. O centro artístico se destaca por ser um dos raros espaços na cidade especialmente projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.
Tomie Ohtake faleceu em São Paulo, no dia 12 de fevereiro de 2015.
Esse foi o post dessa semana e se você se interessa por Venda de Artes e Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Além disso, temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D
Até a próxima.