Basquiat – A breve carreira de um artista brilhante

Basquiat – A breve carreira de um artista brilhante


Jean-Michel Basquiat foi um pintor neoexpressionista e grafiteiro norte-americano, o primeiro afro-americano a fazer sucesso nas artes plásticas de Nova Iorque.

O artista nasceu no Brooklyn em 1960 e, logo na infância, já mostrava aptidão para as artes.

Basquiat começou desenhando caricaturas e reproduzindo personagens dos desenhos animados que assistia. Assim, aos seis anos, seu programa favorito já era visitar o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Com sete anos, ele sofreu um atropelamento e teve um de seus braços dilacerado. Conforme se recuperava no hospital, recebeu de sua mãe um livro de anatomia que, posteriormente, influenciou sua arte ao estudar a anatomia do corpo humano.

A carreira de Basquiat: Do Brooklyn para o mundo

Aos 18 anos, após decidir morar com alguns amigos, ele começou a pintar camisetas e vender nas ruas de Nova Iorque.

Nesse meio tempo, juntou-se a seu amigo grafiteiro Al Diaz e passou também a grafitar as ruas da cidade, assinando “SAMO”.

Enquanto os outros grafiteiros preferiam agir na periferia, Basquiat deixava suas mensagens enigmáticas nos arredores de galerias famosas.

Eventualmente Basquiat migrou para a pintura, renegando a condição de grafiteiro. Posteriormente, o artista começou a aparecer em um canal a cabo e recebeu um convite para participar do filme Downtown 81. O filme relata o dia a dia do jovem artista que ficou conhecido internacionalmente.

Assim, Basquiat viveu os anos mais produtivos de sua carreira enquanto pintava em um espaçoso ateliê no bairro de SoHo e participava de grandes exposições. Nessa época o consumo de drogas era corriqueiro na vida do artista.

A obra de Basquiat

Basquiat foi da pichação anônima para o estrelato na metrópole americana. Ele detestava a futilidade dos potenciais compradores que faziam filas para conhecer arte.

Em suas obras, o artista usava cores vibrantes, fazia colagens, retratava corpos esqueléticos com rostos apavorados e mascarados em enormes telas. Assim, seu estilo foi chamado de “primitivismo intelectualizado” com tendência ao neoexpressionismo.

Além de pintar, Basquiat integrava uma banda experimental, vivendo bem como os roqueiros famosos.

Após a morte do amigo Andy Warhol, em 1987, Basquiat começou a exagerar no consumo de drogas e morreu de uma overdose de heroína com apenas 27 anos.


Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.

Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.

Clique em nosso botão do WhatsApp.

Precisa de ajuda?