No último dia 13, o artista plástico Carlito Carvalhosa morreu em São Paulo, vítima de um câncer no intestino que tratava há mais de oito anos, no entanto, ele deixa o seu grande legado artístico para a história.
Carvalhosa foi um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Nasceu em 1961 em São Paulo e traduzia sua arte, principalmente, em pinturas e esculturas.
Ganhou destaque nos anos 80 ao integrar o Grupo Casa 7, um ateliê que reunia jovens artistas em São Paulo com tendências do neoexpressionismo.
Identidade
A utilização de superfícies de grandes dimensões e o destaque para a pintura gestual eram visíveis em suas obras.
Depois que o Grupo Casa 7 se desfez, no final da década de 80, Carvalhosa passou a fazer experimentos com encáustica e cera pura ou misturada a pigmentos para criar suas obras.
Posteriormente, nos anos 90, se dedicou à produção de esculturas de aparência orgânica e maleável, utilizando materiais diversos.
Além de explorar a materialidade e as texturas, o artista transcendeu e passou a abordar questões mais amplas como, por exemplo, as transformações do espaço e do tempo.
A partir dos anos 2000, o artista realizou pinturas sobre superfícies espelhadas, com o intuito de criar uma disjunção entre o visível e o tátil, colocando a presença do observador dentro da obra.
Além disso, nessa mesma época, o artista realizou instalações que iam além do convencional, utilizando tecidos e luzes.
Reconhecimento Internacional
A autenticidade de Carvalhosa conquistou curadores e colecionadores do mundo inteiro. Ele foi um dos poucos brasileiros a ter uma exposição individual no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), por exemplo.
A 18ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 1985, a Bienal de Havana em 1986 e 2012, e a Bienal do Mercosul em 2001 e 2019, são algumas das notáveis participações de Carlito.
O post de hoje foi sobre o renomado artista plástico Carlito Carvalhosa. Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a sua história e o que ele nos deixa de legado.
Se você se interessa por Venda de Arte e Antiguidades, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Ah, já conhece nosso perfil no Instagram? Divulgamos nossas obras de arte por lá também. Da mesma forma, para acessar nossa página, basta clicar aqui.
Até a próxima.