A arte oriental é a tradição mais antiga do mundo, tendo como influências históricas uma grande variedade de religiões e costumes, por isso é marcada pelo tradicionalismo. Antes mesmo da chegada dos asiáticos ao Brasil, a Ásia já inspirava, mesmo que de forma indireta, a produção artística do país.
Uma de suas principais características é a busca pelo equilíbrio através da delicadeza, valores estéticos, bem como a valorização de referências religiosas.
No Brasil tivemos grandes artistas de origem oriental que representam a cultura e a arte asiática em nosso país. Como resultado, estilos únicos foram criados através da junção de modelos orientais e brasileiros.
Conheça abaixo alguns desses grandes nomes.
Manabu Mabe
Nascido em Kumamoto no Japão, em 1924, o pintor, gravador e ilustrador Manabu Mabe imigrou com a família para o Brasil ainda na infância.
Manabu Mabe, em suas pinturas, não agia de forma técnica. Por exemplo, ele se deixava guiar por sua intuição, admirava cada detalhe da natureza e a via como geradora da vida.
O instinto falava mais alto, e esse era o diferencial de suas obras. Aos poucos o artista cedeu completamente ao estilo abstrato, e se manteve fiel ao estilo até sua morte em 1997.
Chen Kong Fang
O pintor, desenhista, gravador e professor Chen Kong Fang nasceu em Tung Cheng, na China, em 1931.
Em 1951 migrou com a família para São Paulo e pouco depois se naturalizou brasileiro.
Apesar de ter experimentado o abstracionismo em certo momento de sua carreira, Chen Kong Fang dedicou grande parte de sua vida ao figurativismo. Por exemplo, retratar figuras dramáticas, paisagens e natureza-morta eram alguns de seus temas favoritos.
Fang se dedicou à arte até a sua morte, aos 81 anos de idade, em 2012.
Tomie Ohtake
Uma das artistas mais consagradas do Brasil, a pintora, gravadora e escultora Tomie Ohtake nasceu em 1913, no Japão. No entanto, se mudou para São Paulo em 1936.
O seu primeiro contato com a arte foi ainda no Japão, através da caligrafia, que a levou rapidamente à pintura. Entretanto, seu trabalho se consolidou através do abstracionismo e cores intensas.
Eventualmente, Tomie Ohtake passou a produzir esculturas de grande escala. Muitas delas podem ser vistas espalhadas em espaços públicos pelo Brasil.
A artista viveu até os 101 anos e morreu em 2015, em São Paulo.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre a Arte Oriental no Brasil. Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D
Até a próxima.
