A Art Nouveau ou “Arte Nova” foi um movimento artístico que começou na Europa durante o século XIX.
Nessa época o mundo passava por diversos avanços industriais, sociais e econômicos que influenciaram o movimento.
A Art Nouveau representou, principalmente, um desejo de romper os modelos artísticos que existiam até então. Ou seja, modelos que eram baseados em padrões acadêmicos mais clássicos.
Este novo estilo trouxe mais originalidade e modernidade a áreas como por exemplo a arquitetura, artes plásticas e o design. Foi então que novos materiais e novas técnicas começaram a se tornar mais populares, como a xilogravura, por exemplo.
Vidro, madeira e cimento são alguns dos materiais que se tornaram mais presentes em obras de arte deste movimento, bem como elementos orgânicos e formas mais arredondadas.
Além disso, o movimento também se inspirou muito na arte japonesa e em características barrocas.
Principais artistas da Art Nouveau
Gustav Klimt (1862-1918)

O pintor austríaco Gustav Klimt foi um dos maiores representantes da Art Nouveau nas artes plásticas. Ele gostava de usar formas geométricas para pintar figuras femininas, uma forte característica do movimento.
Antoni Gaudí (1852-1926)

O arquiteto espanhol Antoni Gaudí representava a Art Nouveau em seus projetos com o uso de materiais como vitrais, ferro e cerâmica, por exemplo.
Alfons Maria Mucha (1860-1939)

Assim como os artistas que citamos antes, Mucha também se tornou uma referência dentro da Art Nouveau. O pintor e designer checo é conhecido por retratar em suas obras figuras femininas rodeadas de flores em tons pastéis.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post dessa semana. Se você se interessa sobre Venda de Artes e Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D
Até a próxima.
