O grafite é uma das principais manifestações da arte urbana. São desenhos feitos à mão, principalmente, em muros, fachadas e paredes pela cidade.
Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais que mais cresce no mundo todo.
Para a realização das obras são usadas tintas em spray. Os desenhos expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões.
Juntamente a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do Hip Hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.
Origem do grafite
A palavra grafite vem do italiano graffiti, plural de graffito, que significa “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.
Apesar de existirem relatos de escrituras em paredes desde o Império Romano, o grafite começou a ganhar visibilidade a partir de 1968. Na época um movimento contracultural usava muros para escrever frases e poesias na França.
Eventualmente, o movimentou ganhou força por conta das marcas que surgiram em New York, pintadas por um grupo de jovens ligados ao Hip Hop. A expectativa era dar voz aos jovens das periferias da cidade.
Assim, com o passar do tempo, o grafite foi tomando uma nova forma e se tornando uma verdadeira obra de arte admirada em todo o mundo.
Estilos de grafite
No grafite existem diferentes estilos e técnicas que possuem características específicas.
O 3D Style, por exemplo, retrata pinturas em três dimensões com efeitos de luzes, sombras, contorno e profundidade.
O Throw Up ou Bombs consistem em pinturas rápidas, com formato arredondado, letras robustas com um toque de humor.
O Wild Style tem pouca definição, com letras entrelaçadas, bem como o uso de muita cor.
O Free Style é o famoso estilo livre, feito da forma que o grafiteiro preferir.
Qual a diferença entre grafite e pichação?
Apesar de ainda serem confundidos, o grafite e a pichação não são a mesma coisa.
Na pichação são escritas frases ou palavras, por grupos que deixam a sua assinatura no local. É considerado um ato de vandalismo, pois na maioria das vezes é feito em áreas particulares, sem autorização.
Já o grafite representa sua arte por meio de desenhos mais elaborados e com maior técnica. Ao contrário das pichações, os grafites são encomendados pelos proprietários para compor seus estabelecimentos, fazendo parte do ramo das artes visuais.
Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.
Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.
Clique em nosso botão do WhatsApp.