O tapeceiro e pintor Jacques Douchez nasceu em Mâcon, na França, em 1921 e se mudou para o Brasil em 1947.
A partir de 1951, Douchez passa a integrar o Atelier-Abstração, onde inicia sua carreira como pintor com a orientação de Samson Flexor.
Neste período, as obras de Douchez transitavam entre a abstração geométrica e a lírica. Para pintar, ele usava cores variadas, em tons mais acinzentados, formando figuras assimétricas, sem seguir padrões ou regras matemáticas.
A tapeçaria
Apesar de dedicar parte de sua carreira à pintura, foi na tapeçaria que Jacques Douchez ganhou maior reconhecimento.
No final dos anos 1950, inspirado pelas inovações de Jean Lurçat e de Genaro de Carvalho, Douchez começou a produzir tapeçaria artística com Norberto Nicola. Nesse meio tempo, os dois fundaram o Ateliê Douchez-Nicola.
As primeiras tapeçarias de Douchez eram planas e abstratas, seguindo a mesma linha de suas pinturas.
Entretanto, no manifesto do Ateliê Douchez-Nicola, os artistas afirmam querer fugir do convencional plano para produzir formas tecidas com tridimensionalidade.
Assim, as tapeçarias dos anos 70 a 90 deixam de ser planas e ganham formas compostas por diferentes tecidos.
Formas tecidas
A tapeçaria tridimensional de Jacques Douchez ganha volume através de faixas e fitas que se entrelaçam e formam nós. Diferentes fibras são usadas para explorar texturas, elasticidade e tensão.
As cores ganham intensidade e, principalmente, muito contraste, dando personalidade e movimento às obras modernistas do artista.
Ao longo de sua trajetória, Douchez participou de mais de 140 exposições individuais e coletivas por todo o mundo. Dentre elas, a 1ª Mostra Brasileira de Tapeçaria, diversas Bienais pelo mundo e a 1ª Trienal de Tapeçaria de SP, onde ganhou o 1º prêmio.
Eventualmente, na década de 90, Jacques Douchez volta a pintar, arte para a qual se dedica até o fim de sua vida em 2012.
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