Sérgio Rodrigues – Um mestre do móvel design brasileiro

Sérgio Rodrigues – Um mestre do móvel design brasileiro


Sérgio Rodrigues é o maior nome do design de mobiliário brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1927, entendeu logo na infância o sentido do design desde que começou a criar seus próprios brinquedos.

O artista se formou em 1952 na Faculdade Nacional de Arquitetura do Brasil e logo em seguida apostou na criação de um mobiliário que acompanhasse a inovação da arquitetura brasileira.

Sérgio Rodrigues

Identidade brasileira

Sérgio Rodrigues acreditava que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem, portanto, proporcionar o conforto adequado ao clima e ao nosso jeito descontraído de viver.

Ainda na década de 50, o trabalho de Sérgio Rodrigues ganhou destaque por se diferenciar do estilo da época. Naquele momento estava em alta um design mais funcional, ao contrário da linguagem particular de Sérgio.

O designer soube resgatar as raízes brasileiras criando obras que contribuem para o cotidiano, bem como remetem às riquezas naturais do Brasil.

Além das formas e volumes presentes em seus móveis, eles também traziam materiais naturais como, por exemplo o eucalipto, a imbuia, o algodão e a palha.

Obras marcantes

Sua obra mais famosa é a Poltrona Mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspira produtos até hoje. Atualmente, a Poltrona Mole está no exposta no Museu de Arte Moderna de New York.

Sérgio Rodrigues Poltrona Mole

No entanto, os projetos mais importantes que Sérgio Rodrigues fez em sua carreira foram para a Embaixada do Brasil em Roma e para o fotógrafo Otto Stupakoff, também na década de 50.

Além disso, o Banco Mucki, a Banqueta Mocho e a Cadeira Katita são mais algumas de suas criações emblemáticas.

Sérgio Rodrigues Banco Mucki, Banqueta Mocho, Cadeira Katita
Banco Mucki, Banqueta Mocho, Cadeira Katita

O legado de Sérgio Rodrigues

Durante 60 anos de carreira foram mais de 1200 criações que equiparam palácios, repartições governamentais, hotéis, teatros, empresas e residências.

Sérgio Rodrigues morreu em 2014, aos 86 anos, deixando sua assinatura no mundo do design e inspirando criações até hoje.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post dessa semana. Se você se interessa por Venda de Artes e Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Além disso, temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.
Precisa de ajuda?