Tapeçaria – Obras de arte tecidas

Tapeçaria – Obras de arte tecidas


A tapeçaria é uma forma de arte têxtil que consiste em tecer imagens a partir de fios de lã e seda. Ou seja, produzir figuras e formas em tecido.

Tipos de tapeçaria

Quando falamos em tapeçaria, a primeira coisa que nos vem à mente são os tradicionais tapetes de chão, porém esta técnica vai muito além disso.  Ela pode ser aplicada na produção de estofados, cortinas, toalhas de mesa, sapatos, colchas, além de telas com objetivo unicamente artístico.

Looping, feltragem, esmirna e crochê, por exemplo, também estão entre os métodos de tapeçaria mais comuns.

Apesar de os fios de lã e seda serem os mais usados nas confecções, outros materiais como linho, algodão e viscose também podem ser encontrados na tapeçaria e, até mesmo, prata e ouro em produções mais nobres.

A origem da tapeçaria

O desenvolvimento das técnicas de tapeçaria ocorreu ao mesmo tempo em diversas regiões do mundo, portanto, é difícil apontar um momento e um local exato para o seu surgimento.

Um período relevante para a cultura ocidental aconteceu entre os séculos XIII e XIV na Europa. A igreja católica começou a usar a tapeçaria como forma de espalhar as passagens bíblicas. Neste período, os maiores centros produtores ficavam em Paris e em Flandres.

Nesta mesma época o artista flamengo Jean Bondol produziu o trabalho mais emblemático conservado até hoje: a Tapeçaria do Apocalipse.

A obra se baseia no livro de São João, O Divino e quem a encomendou foi o Duque de Anjou, Luis I.

É composta por um conjunto de seis seções com cerca de 24 metros de largura e 6 metros de altura cada, formando uma narrativa de 90 cenas, das quais 71 sobreviveram até o momento. O trabalho levou cerca de 5 anos para ser concluído.

Eventualmente, a tapeçaria passou a ir além dos temas religiosos e também ganhou espaço em castelos, onde era utilizada para decorar as paredes e para aquecer os ambientes.

A técnica também é uma forma de contar história: os painéis tinham passagens bíblicas e trechos da história de conquistas de reinos e países, além de contos populares.

A popularização da tapeçaria

Apesar da funcionalidade da tapeçaria em manter o controle térmico dos ambientes, a princípio, sua maior função entre a igreja e as aristocracias era exibir ostentação. Isso porque se tratavam de trabalhos exclusivos e extremamente caros, devido à sua forma de produção.

Como a arte em geral, esse tipo de obra era restrito a instituições de grande poder aquisitivo.

Posteriormente, as experimentações da Bauhaus, já conhecidas no campo do design e arquitetura, também causaram impacto à tapeçaria. O movimento foi importante para inserir a técnica nas produções industriais através de desenhos mais geométricos. Essas novas padronagens ajudaram a tornar peças de tapeçaria mais acessíveis.

Espero que tenha gostado do nosso post dessa semana!

Conheça os benefícios de se realizar um negócio com nosso Escritório de Arte e saiba quais são nossos itens de interesse.

Além disso, temos também um perfil no Instagram. Dá uma passadinha por lá, ficaremos muito felizes com a sua visita. =D

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.
Precisa de ajuda?