O pintor, gravador, escultor e desenhista Lasar Segall nasceu em 1889, na Lituânia.
Sua jornada no meio artístico começou em 1905, quando estudou na Academia de Desenho do mestre Antokolski.
Logo no ano seguinte, Lasar Segall se mudou para a Alemanha onde estudou na Escola de Artes Aplicadas, bem como na Academia Imperial de Belas Artes, em Berlim.
Eventualmente, o artista viajou para a cidade de Dresden, onde frequentou a Academia de Belas Artes e ampliou seu contato com a pintura impressionista.
Finalmente, em 1912, Segall vem ao Brasil e, no ano seguinte, expõe em São Paulo e Campinas.
Em seguida, o artista retorna à Europa onde passa uma temporada e, em 1923, volta ao Brasil fixando residência em São Paulo e sendo radicado brasileiro.
A jornada de Lasar Segall através dos movimentos artísticos
Durante o tempo que passou na Alemanha, é notável a inclinação de Lasar Segall para o impressionismo e pré-impressionismo.
As pinceladas livres remetem ao movimento, porém com alguns toques ainda sombrios como tons escuros, além de caracterizações sociais e psicológicas.
A partir de 1910, Segall passa a adotar tons mais claros, porém monocromáticos.
Pouco depois de sua primeira exposição no Brasil, ao retornar para a Alemanha, o artista começa a relevar interesse pelo expressionismo. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) também reflete impacto em suas obras, demonstrando preocupação com injustiças sociais e o sofrimento humano.
Após se estabelecer no Brasil, em 1923, é nítida transformação nas produções de Lasar Segall. A paleta de cores se torna mais tropical e as temáticas passam a abordar mães negras, paisagens e favelas, por exemplo.
Ao longo de sua carreira, Lasar Segall se dedica também à gravura, bem como desenhos e esculturas, transitando por estilos e temáticas variadas. Entretanto, foi através da pintura que Segall se tornou um dos maiores artista do Brasil.
Lasar Segall morreu em 1957. Dez anos depois, a casa onde morava, na Vila Mariana, em São Paulo, foi transformada no Museu Lasar Sagall.
Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.
Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.