Móvel design: Anos 50

Móvel design: Anos 50


Já ouviu falar em Móvel Design? Veja como o cenário dos anos 50 trouxe uma sociedade engajada com o conceito de modernidade, onde passa-se a consumir tudo aquilo que viesse a facilitar o trabalho cotidiano.

O mobiliário da época passa a ser muitas vezes moldado em plástico, pés palito, pau-marfim e cores de tonalidades vivas acompanhadas de preto ou cinza. Isso trouxe para o design da época móveis leves e elegantes.

Pés palito

Com a necessidade pós-guerra de tornar tudo mais leve e prático, surgiram os pés palito, uma das características mais notáveis nos móveis fabricados na década de 50.

Além de ergonômicos, os pés palito também são mais fáceis de se produzir em larga escala, pois exigem menos matéria prima por serem linhas mais finas do que o convencional.

Pau-marfim

Nos anos 50, a arquitetura das casas passou a valorizar cada vez mais a iluminação e as cores do ambiente. As janelas aumentam de tamanho, indo quase do piso ao teto, ocupando praticamente paredes inteiras.

Mas essa não foi a única maneira adotada para levar mais claridade para dentro das casas, o pau-marfim também teve o seu papel. Por ser um tipo de madeira de tons mais claros, o uso desse material se tornou tendência na fabricação de móveis na época.

Egg Chair

A poltrona Egg, criada pelo designer e arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, é mais um ícone dos anos 50 que rapidamente se popularizou. Seu formato moderno e ergonômico que lembra um ovo, caiu no gosto da época.

Inicialmente a poltrona foi desenhada para o lobby do Hotel Royal, em Copenhaga, também projetado por Jacobsen. Até hoje o móvel inspira designers por todo o mundo.

As Cores

Azul claro, verde oliva e amarelo foram algumas das cores mais presentes no mobiliário da década de 50. A tendência era armários e eletrodomésticos coloridos na cozinha, contrastando com ladrilhos estampados nas paredes.

A iluminação também não ficava atrás no quesito cores. Um bom exemplo são as luminárias futuristas da designer francesa Charlotte Perriand que, até hoje, fazem sucesso.

“Pivotante à Poser” – Charlotte Perriand

“Applique à Volet Pivotant Plié” – Charlotte Perriand

Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre Móvel design: Anos 50. Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Já conhece nossa página no Instagram? Basta clicar aqui.

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.
Precisa de ajuda?