O pintor, desenhista, programador visual e gravador Hércules Rubens Barsotti nasceu em São Paulo em 1914. Ele se formou em química industrial, trabalhou como químico, entretanto foi na arte que conquistou reconhecimento.
Barsotti estudou desenho e composição com orientação do figurativo italiano Enrico Vio, de 1926 a 1933.
Nesse meio tempo, concluiu sua formação em química industrial, porém a partir dos anos 1940 resolveu se dedicar à pintura.
Experimentações e estilos
As primeiras telas do artista retratavam natureza-morta e imagens de influência surrealista. Eventualmente, Barsotti se desinteressou por estes temas e passou a realizar desenhos abstrato-geométricos com nanquim.
Nesses trabalhos feitos a partir de 1953, o artista dividia a superfície em formas geométricas com linhas escuras, em diferentes larguras e direções. Os traços, bem como a posição das formas criam a ilusão de deslocamento dos planos, sugerindo imagens tensas e quebradiças.

Ainda na década de 50, Barsotti projetou figurinos com Luís de Lima e Badia Vilato para o espetáculo de mímica “O Escriturário”.
Depois que abriu um escritório de projetos gráficos com Willys de Castro, Hércules Barsotti começou a ter contato com uma lógica industrial de trabalho que o aproximou ainda mais das poéticas concretas.
Assim, Barsotti passou a simplificar suas composições usando formas geométricas impessoais em preto e branco. Entretanto, o artista não aderiu a nenhum grupo de vanguarda nem assinou manifesto concretista.
Reconhecimento e influências
Nesse meio tempo, Hércules Barsotti começou a participar de grandes exposições como, por exemplo, a 4ª Bienal Internacional de São Paulo.
Em 1958 ele ganhou uma medalha de prata do Salão Paulista de Arte Moderna e partiu para a Europa juntamente com Willys de Castro.
Durante a viagem, Barsotti conheceu o pintor Max Bill, que foi decisivo em sua pintura.
Depois que retornou ao Brasil, o trabalho de Barsotti começou a se tornar mais sóbrio. Agora suas telas apresentam elementos que sugerem diagonais, dando a impressão de curvatura na superfície da tela e volume.

Neoconcretismo
Como resultado dessa nova abordagem, Barsotti de aproximou do Grupo Neoconcreto, com o qual realizou algumas exposições no Rio de Janeiro e São Paulo na década de 60.
Eventualmente, o artista passou a incorporar areia em suas pinturas como fonte de brilho e densidade. Nesse mesmo período, abandonou o preto e branco, e suas composições começaram a ganhar cada vez mais cores, além do uso de telas de formatos incomuns.

Hoje Hércules Barsotti é considerado um ícone do neoconcretismo.
No Brasil, participou de várias temporadas da Bienal e nas edições de 1987 a 1989, foi homenageado com mostras especiais. Ao longo de sua carreira, Barsotti participou de inúmeras exposições internacionais, na Europa e nos Estados Unidos.
O artista morreu em 2010, aos 96 anos.
Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.
Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.

Clique em nosso botão do WhatsApp.