Daum – Arte em vidro que se tornou patrimônio cultural

Daum – Arte em vidro que se tornou patrimônio cultural


Daum é um estúdio de cristal na cidade de Nancy, na França. Foi fundado por Jean Daum em 1878 e, após sua morte, seus filhos Auguste e Antonin assumiram a direção, portanto daí vem a assinatura Nancy Daum Frères (os irmãos Daum de Nancy).

A família Daum

Jean nasceu em Bischwiller, na França em 1825, entretanto, após a guerra de 1870 vendeu seu escritório e se mudou para Nancy.

Neste período, Nancy estava recebendo um grande fluxo migratório trazendo capital, novas ideias, habilidades e know-how que permitiu que a cidade se tornasse referência nas artes decorativas francesas.

Após a falência da fábrica de vidros Sainte-Catherine, que produzia garrafas e vidrarias comuns, Jean decide compra-la para tentar reergue-la. Assim ele se torna chefe da empresa de mais de 150 funcionários em um campo que ele mal conhecia, transformando-a no estúdio Daum.

Inicialmente, a empresa não obteve sucesso e, em 1885 Jean morreu deixando seu filho Auguste na direção da fábrica. Eventualmente seu outro filho, Antonin, que havia acabado de se formar em artes e manufatura, se juntou ao irmão.

O ponto de virada para o estúdio Daum

Enquanto Auguste cuidava da administração da empresa, Antonin passou a direcionar a criação artística.

Entre 1889 e 1891, os irmãos Daum criaram um departamento artístico confiado a Antinin, ao qual Auguste cedeu todos os meios e o convidou a seguir o caminho trilhado por Émile Gallé, o pioneiro da vidraria Art Nouveau.

Antonin começou com alguns modelos simples, porém seguiu aperfeiçoando suas técnicas incorporando ácido, gravação e camadas de vidro. De 1890 a 1914 ele criou nada menos que três mil referências.

Ascenção, exclusividade e patrimônio cultural

Depois que os irmãos redirecionaram as criações para um caminho inteiramente artístico, outros artesãos, decoradores e gravadores passaram a integrar a equipe.

Finalmente as obras do estúdio apareceram na Feira Mundial de Chicago de 1893. Esse foi o primeiro grande sucesso que impulsionou Daum para um círculo fechado da indústria da arte.

Eventualmente, o Daum ganhou participação em exposições em Nancy, Lyon, Bordéus e Bruxelas.

Ainda na década de 1890, uma escola de desenho foi criada dentro da empresa, formando seus próprios decoradores e gravadores.

Logo após a morte de Émile Gallé, os irmãos Daum se tornaram líderes no campo do vidro decorativo.

Até hoje, Daum é o único fabricante comercial de cristal que utiliza para peças artísticas a técnica Pâte de Verre (pasta de vidro), um método egípcio antigo.

O legado do estúdio Daum consta no Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial da França.


Se você se interessa pelo mundo da arte e das antiguidades, inscreva-se em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que está sendo compartilhado por lá.

Além disso, se desejar vender suas obras de arte, entre em contato com a gente.

Clique em nosso botão do WhatsApp.

Precisa de ajuda?