Arte Étnica Africana

Arte Étnica Africana


A arte tradicional africana representa os costumes das tribos africanas. As peças são funcionais, carregadas de simbolismo.

Tanto nas pinturas quanto nas esculturas a presença da figura humana identifica a preocupação com valores étnicos, morais e religiosos.

A origem da história da arte africana começa muito antes da história registrada. Por exemplo, há detalhes de arte africana em rochas no Saara, em Níger, datando 6000 anos. As esculturas mais antigas conhecidas são de 500 d.C. da região de Nok, Nigéria.

O primeiro contato que os ocidentais tiveram com a arte africana foi por volta dos séculos XV e XVI, na época da colonização europeia na África.

Enquanto a arte europeia estava preocupada com o realismo e a representação perfeita da figura humana e seu ambiente, a arte africana era repleta de figuras abstratas, feições exageradas e estilizadas.

Os artistas africanos não estavam preocupados em representações exatas da figura humana, mas sim com o simbolismo por trás de cada elemento da peça.

Máscaras

As máscaras são uma das formas mais conhecidas da arte africana. Elas são produzidas em barro, marfim e metais, mas o material mais comum mesmo é a madeira. Elas podem ter um sentido místico e são usadas em rituais e funerais.

As máscaras também retratam um disfarce para a incorporação de espíritos.

Além disso, a máscara é um ser que cuida e conserva a identidade de quem a usa, e usa o indivíduo como um suporte vivo para encarnar outro ser.

Serve também para captar a energia de uma pessoa ou animal na hora da morte. Recolhiam a energia da máscara, controlavam e distribuíam em benefício da coletividade.

Esculturas

Em primeiro lugar, as esculturas são feitas de bronze, marfim e madeira. Além disso, elas servem de símbolos à divindades e podem ser tanto cabeças de animais, formas relativas a acontecimentos importantes como fatos pessoais que são colocados frente à divindade.

Por outro lado, existem também objetos que simbolizam poder nas esculturas, como insígnias, espadas e lanças recobertas por lâminas de ouro, sempre referindo-se à figura da divindade.

Tecidos

Feitos com fios de algodão ou tiras de seda, os tecidos são lisos ou estampados com padrões geométricos ou de figuras humanas e animais.

Dentre os tecidos tradicionais, o mais conhecido é o Kente, dos povos Ashanti ou Asante, cuja tradição era ornamentar os reis com os melhores tecidos e estampas.

As cores tinham significados. O amarelo, por exemplo, simboliza riqueza e os reis geralmente vestiam durante reuniões públicas. Já branco é a pureza espiritual, inocência e paz, também tem um caráter divino.

O verde simboliza vida e harmonia com a natureza. O azul representa paciência e sabedoria, pois lembra os grandes espaços entre o céu e a terra. No entanto, quando usado com amarelo, ganha uma conotação de poder baseado na espiritualidade.

Os símbolos formam frases e cada padrão tinha seu significado e passava uma mensagem que todo o povo Ashanti reconhecia. Por exemplo, podia ser um provérbio, símbolos de guerra e alertas para conflitos internos nas tribos, resistência contra domínio estrangeiro, etc.

A África é o berço da humanidade, foi lá que surgiram os primeiros humanos. Pode-se dizer então, que a África é também o berço da arte.

A arte africana teve grande influência no estilo de artistas que estabeleceram os alicerces da arte moderna.

Por exemplo, através das esculturas de Matisse, percebe-se a influência das formas africanas de expressar e representar o mundo. Já em Picasso, podemos notar nas pinturas cubistas, uma vez que era fascinado pela arte das máscaras ritualísticas.

Em resumo, a arte africana mostra-se até hoje grande influenciadora direta e indireta das características da arte moderna.

Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre A Arte Étnica Africana.

Já pensou em vender antiguidades?

Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Já conhece nossa página no Instagram? Basta clicar aqui.

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp!
Precisa de ajuda?