Inaugurada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, a Staatliches Bauhaus foi uma escola de arte vanguardista ativa na Alemanha entre 1919 e 1933 que revolucionou o design moderno.
Walter Gropius acreditava que design, arquitetura e arte podiam unir forças para construir um futuro melhor. Sua dedicação à simplicidade, acessibilidade, inovação e educação formaram os alicerces do currículo da Bauhaus.
Com a escola, Walter Gropius pretendia formar uma nova geração de artistas, sem distinções de classe e hierarquia. A escola incentivava a experimentação e buscava formar estudantes que conseguissem unir arte e design enquanto abraçavam novas tecnologias.
O que era estudado e produzido na instituição influenciou a estética moderna funcionalista, e determinou muito do que é estudado e ensinado nas escolas de design hoje em dia.
A Bauhaus mudou paradigmas, trazia a beleza descomplicada e era o oposto de um estilo cheio de ornamentos excessivos, em alta na época da Europa pós-guerra. Desde o início do século 20 nenhum outro estilo na arquitetura e design influenciou o estilo moderno como o Bauhaus.
De acordo com a Bauhaus o design deveria ser simples e neutro, sempre focado na funcionalidade. Também era um foco o acesso democrático à arquitetura e design de qualidade. Por isso existia a valorização da produção em massa.
A Bauhaus propunha uma arte ligada aos interesses da indústria, unindo beleza e funcionalidade e levando em consideração o lado prático e econômico. Foi lá que surgiu o desenho industrial como é conhecido hoje, utensílios de cozinha, mobília, arte abstrata, automóveis, esculturas. O legado da Bauhaus se faz presente na vida cotidiana do mundo até hoje.
Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre Bauhaus . Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima.