Isabel Mendes da Cunha nasceu em Itinga- MG no ano de 1924. Aprendeu a lidar com barro desde muito pequena enquanto cuidava dos irmãos menores para que a mãe confeccionasse utensílios em cerâmica para vender nas feiras populares, uma forma de complementar a renda da família que trabalhava na roça.
Ainda jovem mudou-se para Santana do Araçuai, hoje município de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha -MG.
Arte de Barro
Devido a uma viuvez precoce e com os filhos pequenos para sustentar, Dona Isabel resolveu seguir os passos da mãe e começou a fazer peças de barro para vender nas feiras da região, e com isso, após um tempo passou a produzir outros tipos de obras, como animais e bonecas de barro.
No início da década de 70, passou a criar bonecas grandes que chegavam a 1 metro de altura. Eram casais de noivos, nos quais os personagens masculinos trajavam elegantes ternos, e as mulheres vestidos de noiva com detalhes como brincos, colares, grinalda e buquê de flores.
Depois disso, essas passaram então a ser sua marca registrada, ao longo do tempo as esculturas foram ganhando mais expressões, como olhos em alto relevo e barro colorido nas vestimentas.
Devido ao sucesso de suas peças nas feiras da região, pode ganhar notoriedade nacional e internacional com o trabalho realizado pela CODEVALE. (Comissão do Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha)
No final da década de 70, um movimento que impulsionou a divulgação da cerâmica produzida no Vale do Jequitinhonha. O que lançou muitos artesãos da região para o mundo e tornou Dona Izabel uma das artistas populares mais renomadas do Brasil. Com destaques para algumas obras que representavam, os tradicionais casais de noivos, mães amamentando e rituais de batizado.
Valorizando muito suas bonecas, e destacando a escola de Cerâmica iniciada pela artista que atualmente é coordenada por sua filha e seu genro.
Você gostou do nosso post de hoje sobre a Isabel Mendes da Cunha? Então deixe deu comentário logo abaixo.
Se você se interessa sobre a Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima.