Joias Antigas – Itens de valor

Joias Antigas – Itens de valor


As joias são tão antigas quanto nossa própria história e esses itens de valor estão presentes na humanidade desde os tempos mais primórdios.

Os primeiros acessórios produzidos na antiguidade eram feitos manualmente com os recursos que estavam ao alcance como pedras, madeira, conchas, pérolas e até mesmo dentes de animais.

Estes adornos eram feitos com diferentes propósitos, alguns por crenças e mitologia, símbolos de proteção e comunicação entre grupos.

Com o passar do tempo, as joias foram ganhando cada vez mais formas e valor. Novos materiais passaram a ser utilizados em sua fabricação como o ouro, prata e pedras preciosas que deram um novo sentido aos acessórios, transformando-os em símbolos de riqueza, vaidade e status social.

As joias foram se tornando acessórios fundamentais da cultura humana e, embora hoje em dia elas sejam majoritariamente utilizadas para fins estéticos, são compreendidas como uma herança transmitida de civilização a civilização.

Estes itens que, por si só, já podem chegar a valer fortunas, quando agregamos história e tempo, podem ganhar ainda mais valor.

Você já parou para pensar que aquela joia que está na sua família há anos e que passa de geração em geração pode estar se valorizando mais a cada ano que passa?

Alguns fatores que podem agregar valor a uma joia, além do seu material, são a época em que ela foi fabricada, o contexto, como por exemplo, peças de edição limitada, ou que por diversos fatores pararam de ser produzidas.

Quanto mais antiga e única a joia, mais valiosa ela será.

Alguns tipos de joias que podem valer mais do que outras

Broche

Não se sabe exatamente quando o broche surgiu, mas é possível encontrar em museus peças em bronze com mais de 1800 anos de idade.

Este clássico acessório pode ser considerado uma evolução das fivelas usadas nos tempos greco-romanos para segurar trajes e roupas.

Outra função dos broches era identificar patentes, hierarquias, e servir como honrarias.

Sabendo do seu potencial para transmitir informações, a partir do século XVIII os broches começaram a ser utilizados na política como formas de propaganda e apoio a candidatos.

Broches feitos em bronze, que promoveram a eleição de George Washington em 1789 podem ser encontrados até hoje e chegam a valer fortunas.

Relicários

Inicialmente utilizados com fins religiosos para guardar relíquias de santos, os relicários foram ganhando tamanhos menores até se tornarem pingentes com a função de carregar em seu interior algo precioso.

A joia ganhou popularidade no século XIX, principalmente na moda britânica. Na Era Vitoriana, o costume era presentear relicários com imagens de entes queridos falecidos.

Este hábito fez com que os relicários passassem de geração em geração dentro de famílias, ganhando valor com o decorrer dos anos.

Abotoaduras

Criadas no início do século XVI, as abotoaduras são jogos de botões removíveis usados para prender e fechar de forma elegante os punhos de camisas masculinas.

O acessório caiu no gosto masculino e passou a ser utilizado pela maioria dos homens durante o reinado de Luis XIV.

Apesar de terem caído em desuso nos tempos modernos, abotoaduras antigas podem valer muito dinheiro em antiquários e leilões hoje em dia.

Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre “Joias Antigas – Itens de valor”. Se você se interessa sobre Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Já conhece nossa página no Instagram? Basta clicar aqui. Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.
Precisa de ajuda?