O Mercado de Antiguidades funciona assim como qualquer outro tipo de mercado, atendendo a lei da oferta e procura. Devido a isso não é difícil encontrarmos alterações nos itens de interesse. O que leva algumas pessoas a confusão e até a decepção, pois objetos que até então eram considerados valiosos e adquiridos por altíssimos valores, acabam tendo uma queda considerável.
O Porquê isso ocorre?
Isso ocorre em decorrência da alteração de perfil do público, pois aqueles que compravam artigos de arte e antiguidade no passado, muitas vezes não estão mais economicamente ativos e possivelmente perdendo o interesse pelo mercado, dando espaço para o jovem colecionador e admirador que busca outro tipo de artigo que se adéque com a sua maneira de viver, com perfil mais moderno e optando por objetos de decoração diferentes de seus antecessores.
Esses muitas vezes buscam locais que compram objetos antigos e optam pela venda de artes e antiguidades herdadas de seus pais e avós, pois esses itens fogem de sua realidade. Podemos usar como exemplo, um filho que herda de seus pais um jogo de jantar com mesa e oito cadeiras, acompanhados de Buffet e cristaleira, móveis impecáveis produzidos com madeira de lei, ricamente entalhada, (com durabilidade muito maior que os mobiliários atuais que apresentam estruturas frágeis). Porém o conjunto apesar de sensacional não combina com a decoração de sua residência, nem tão pouco encontrará espaço em seu apartamento de 120 metros quadrados.
A Mudança no mercado
Nesse momento é que conhecemos a mudança no mercado, pois assim como para ele esse item não possui utilidade, para a grande maioria das pessoas também não, o que torna o lote algo com muita oferta e pouca procura, portanto com baixíssima liquidez, fazendo com que o valor pago na aquisição seja absurdamente rebaixado. O mesmo ocorre com objetos como máquina de costura, máquinas de escrever, coleção de selos, moedas e cédulas, que no passado havia mercado ativo e hoje com procura completamente inexpressiva.
Esse novo consumidor também mudou a forma de pesquisa, o que fez com que o mercado obrigatoriamente se reinventasse e utilizasse dos recursos da nova geração, pois este grupo opta por locais que realizem vendas de obras de arte e antiguidades não só em galerias, lojas e feiras como de costume, mas também via internet, criando páginas próprias, vendendo em sites de vendas coletivas e também em leilões virtuais, que há aproximadamente 08 anos vem revolucionando o mercado positivamente, dando oportunidade para que todas as classes sociais e públicos tenham acesso a diversos acervos.
Como vimos esse mercado nos reserva grande surpresas e oportunidades, pois é capaz de trazer a nossa história para o presente de várias maneiras e atingindo cada vez mais seguidores, o que o torna bastante interessante e curioso.
Itens que estão em alta
E antes de encerrarmos o nosso texto, vou trazer para conhecimento, alguns itens que estão em alta no ramo atualmente: Prata de lei, Esculturas de bronze, arte sacra antiga, bijuterias antigas, porcelana oriental do século XIX ou anterior, arte popular brasileira, arte étnica africana, pasta de vidro, quadros de artistas consagrados e móveis de design dos anos 50, 60 e 70.
Espero que tenha gostado do nosso post sobre O Mercado de Arte e Antiguidades. Se você se interessa sobre a Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima.