Desde os povos antigos, a prata já era um metal muito valorizado, usado para fabricar ornamentos como anéis, brincos e outras joias devido ao seu brilho.
Há milhares de anos atrás, este metal era usado como dinheiro.
Mas o que muita gente não sabe é que a prata em seu estado natural, é um material extremamente maleável e frágil, por isso na fabricação de joias e objetos de decoração por exemplo.
Sendo assim, é preciso misturá-la a uma liga com outros metais (como o cobre ou latão). O que faz com que a prata ganhe rigidez e garanta sua durabilidade, isso é o que chamamos de Prata de Lei.
Também conhecida como Prata 925, a Prata de Lei contém o grau mais elevado de pureza, tendo 92,5 % de prata pura em sua liga.
O nome “Prata de Lei” começou a ser usado no século XIII em Portugal, quando foi decretada uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com liga inferior a esta.
Depois disso, a nomenclatura se tornou um padrão internacional para definir este metal em seu estado mais valioso.
Como diferenciar a Prata de Lei das de menor qualidade?
Em muitas lojas você vai encontrar marcas como Fracalanza, Wolff, Christofle, Hércules as quais as peças são chamadas de Prata. Mas que na verdade são apenas banhadas a este metal.
O banho é um processo químico, onde uma camada de prata é depositada sobre um outro metal base. Quanto mais espessa for essa camada, maior será a sua durabilidade.
Dessa forma, um banho de qualidade deve depositar uma camada de pelo menos 20 microns de prata na peça.
A Christofle por exemplo, fabrica peças com banho de 250 microns, o que torna seu material muito superior a outras marcas famosas.
Entretanto existe uma diferença muito grande de qualidade da Prata de Lei e o banho de prata.
Conheça alguns truques
A Prata de Lei é resistente à oxidação e outros fatores naturais, como por exemplo, o suor e raios solares que com o tempo desgastam um metal inferior, além da diferença estética em seu brilho.
Existem alguns truques que podem te ajudar a distinguir se o que você está comprando é prata mesmo ou não. Um dos mais conhecidos é o teste do imã.
A prata em seu estado mais puro não tem atração com imã, diferente de outros metais. Para fazer o teste basta aproximar o imã da sua joia e observar há atração.
Devemos levar em conta que até mesmo a prata de lei possui outros metais em sua composição mesmo que em quantidade mínima, portanto pode haver uma atração sutil entre os objetos, porém se essa atração for mais evidente, você já pode desconfiar.
Você também pode fazer o teste do gelo: Basta colocar um cubo de gelo sobre o objeto prateado e observar se o gelo vai derreter mais rápido do que o normal.
A prata é um dos metais que contém mais condutividade térmica, portanto, ao colocar o cubo de gelo sobre a prata de lei, ele vai derreter muito mais rápido do que se colocado sobre uma superfície em temperatura ambiente.
Testes caseiros podem te ajudar, mas vale lembrar que só quem vai poder afirmar com toda certeza a procedência do metal é um profissional qualificado.
Gostou da nossa matéria sobre Prata de Lei? Se você se interessa sobre a Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima!