Dei ouro para o bem de São Paulo – 1932

Dei ouro para o bem de São Paulo – 1932


“Em São Paulo é muito comum escutar histórias sobre a Revolução de 1932 e seus percalços. Uma delas e deles e bastante famosa, é a que narra o episódio sobre um edifício incrustado no centro velho da capital paulista.

O Estado, que em 1932 enfrentou isoladamente quase noventa dias de luta contra as forças getulistas, estimulou a população a uma arrecadação de fundos para sustento da Revolução. A campanha foi intitulada como: “Ouro para o bem de São Paulo” (campanha essa que o golpe de 64 tentou sem sucesso reeditar – 32 anos depois como se esgarçou o caráter brasileiro…).

Muitas pessoas, por não possuir nenhuma outra peça de valor para contribuir, acabaram doando suas próprias alianças de casamento.

Outros, mais ricos, chegavam a abrir mão de jóias de grande valor, às vezes cravejadas de pedras preciosas, os que aderiam à campanha recebiam um certificado como retribuição pelo auxílio com a inscrição “Doei ouro para o bem de São Paulo” ou um anel de metal com esta mesma frase gravada.

Mas o Movimento de 1932 chegou ao seu fim antes da aplicação da maior parte dos recursos arrecadados, para que o governo central não empalmasse os valores já apurados, o comando das forças paulistas optou por doar os fundos à benemérita instituição “Santa Casa de Misericórdia”, que com esse valor pode construir para a perpétua memória do fato, um prédio retratando a bandeira paulista, chantado no Largo da Misericórdia, entre a Rua Direita e Rua Boa Vista, no coração da cidade de São Paulo, chamado de “Edifício Ouro para o Bem de São Paulo”

O prédio é fruto do Projeto do Escritório Severo e Villares, datado de 1939, e foi executado pelo Escritório Camargo e Mesquita.

O edifício registra um dos maiores símbolos da guerra dos paulistas: a Bandeira de São Paulo.

O prédio possui 13 andares representando as 13 listras da bandeira paulista.”

Créditos – @luantiguidades

Espero que tenha gostado do nosso post de hoje. Se você se interessa sobre a Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.

Já conhece nossa página no Instagram? Basta clicar aqui.

Até a próxima.

Entre em contato através do nosso WhatsApp!
Precisa de ajuda?