Hoje vamos falar um poco sobre Pinhas de Escada? Você sabe o que são? Então confira o texto abaixo:
“No final do século XIX, apareceram as primeiras pinhas de cristal, que acopladas em uma base de bronze, passaram a adornar as grandes escadarias das mansões do final do século.
A ideia era adornar a junção do corrimão com a base da escada, tornando mais atraente e elegante o início da mesma, sendo fixada com parafusos que vinham com a base.
Tão grande foi a sua popularização, que as cristaleiras de Baccarat e St. Louis passaram a produzi-las em grande quantidade, esmerando-se em apresentar modelos cada vez mais originais, com desenhos sofistica – dos e muito bonitos.
Maciças a princípio, logo começaram a ser fabricadas ocas, em camadas superpostas de cristal de cores diferentes, criando efeitos inusitados e deslumbrantes com a iluminação a gás das casas do período, tornando-se verdadeiras obras de arte, que encantam nossos olhos até os dias de hoje.
Outras pinhas foram produzidas em porcelana e outros materiais, algumas até para áreas externas, e é possível encontrá-las até hoje, adornando muros e portais de casas centenárias, nas ruas de nossa cidade.
Nos dias atuais, embora ainda produzidas, tornaram-se itens de colecionador, sendo as mais antigas as mais procuradas, alcançando altos valores em Leilões de antiguidades.”
Autor – Carlos Oliveira – Instagram – carlos.mube
Espero que tenha gostado do conteúdo sobre Pinhas de Escada. Se você se interessa sobre a Venda de Antiguidades pela Internet, temos um post falando sobre o assunto. Clique aqui e conheça melhor nosso trabalho.
Até a próxima!